Notícia

  • Carris Metropolitana

4720: Novo reforço de horário na linha que liga Setúbal e Lisboa

A Carris Metropolitana anuncia uma melhoria nos horários da linha 4720, estabelecendo uma resposta ao aumento de passageiros que tem sido observado. A partir de 1 de fevereiro, a linha que liga Lisboa (Oriente) a Setúbal (Terminal Várzea) passará a ter uma frequência de 10 minutos entre as 7h e 7h30, garantindo uma maior oferta no período da manhã.

A linha 4720 | Lisboa (Oriente) – Setúbal (Terminal Várzea) tem sido uma via de ligação entre Lisboa (Oriente) e Setúbal (Terminal Várzea), com paragens relevantes no município Setubalense, como Setúbal (ITS), Setúbal (Praça de Touros), Hospital e Setúbal (Av. João II 6, Esc. Pinheirinhos).

Em resposta ao aumento do número de passageiros desde a entrada em operação desta linha, serão implementadas alterações horárias a partir de fevereiro. No sentido Lisboa (Oriente), haverá uma alteração na frequência de 15 minutos para 10 minutos no período entre 7h e 7h30, com partidas às 07h00, 07h10, 07h20 e 07h30. No sentido Setúbal (Terminal Várzea), será acrescentado um novo horário às 08h00, durante os dias úteis.

Evolução mensal dos passageiros da linha 4720

Desde o ano passado, a linha 4720 tem evidenciado um aumento de procura, com uma tendência crescente no número total de passageiros transportados por mês. É possível registar a existência de um valor superior a 62 mil passageiros transportados em novembro, uma subida de 4 mil utilizadores da 4720 face a janeiro do mesmo ano. O gráfico mostra a relevância da linha durante os meses de verão, nos quais a procura manteve valores semelhantes aos de meses escolares.

Habitualmente, a procura das linhas varia consoante os diferentes momentos do ano, aos quais chamamos períodos. Meses como maio e outubro enquadram-se no período escolar e têm uma maior procura. Por outro lado, os meses de julho e agosto têm, tendencialmente, uma procura mais baixa, por se encontrarem no período de verão. Esta tendência é menos acentuada em Setúbal dado tratar-se de uma cidade turística. Deste modo, a estabilidade da procura da 4720 durante os meses de verão demonstra a expressão que esta linha tem na mobilidade da cidade.

Com isto, a Carris Metropolitana procurou dar resposta à crescente procura, verificada mesmo nos meses de verão. Ao ter em consideração a existência de uma maior necessidade de transporte no período da manhã, esta alteração reflete o compromisso contínuo da marca em satisfazer as necessidades da comunidade, oferecendo uma solução de transporte público eficaz e acessível.